Os autores deste jornal virtual cumprimentam todos os que passam os olhos pelos assuntos destas páginas.
Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007
CELEIRÓS DO DOURO – LAGARADA TRADICIONAL

Este fim-de-semana, foi passado lá para o Douro e de forma bem animada. Já tinha a pulga atrás da orelha, pois o Professor José Hermano Saraiva, há algumas semanas atrás, tinha referenciado no seu programa televisivo a Festa da Lagarada Tradicional, em Celeirós do Douro no concelho de Sabrosa.

Celeirós dista 5 km da sede do concelho, tem uma área aproximada de 525ha e apenas 267 habitantes; possui um património histórico-cultural constituído por cinco casas senhoriais com seus bonitos brasões de armas, pela igreja matriz e por duas capelas particulares, sendo uma delas um exemplar de arquitectura barroca do século XVIII.

Chegamos a Celeirós na sexta-feira ao fim da tarde, entrámos com a autocaravana pela aldeia abaixo, mas com muita dificuldade, pois as ruas eram estreitas demais e quase... quase... que não vínhamos aldeia acima!... Felizmente estávamos a ser seguidos por um morador atento, que nos deu todas as indicações para que não ficássemos “encalhados” e, assim conseguimos um lugar de cinco estrelas para nos acomodarmos.

A pé, pelo meio da aldeia, fui-me apercebendo da alegria e empenhamento que os habitantes punham em tudo que faziam. Onde parássemos, havia sempre motivo para troca de palavras e brincadeiras – parecia que já fazíamos parte daquela gente! Deve ser bem salutar viver em lugares assim...

Num armazém antigo estavam oito enormes lagares comunitários, feitos de granito, interligados entre si e já com mais de 200 anos. Havia uma correria constante de pequenas camionetas de carga, vindas de diversas quintas a despejarem as uvas nos lagares e, claro está, que se ia depenicando aqui, ali e acolá!...

Os preparativos para a festa não paravam envolvendo pessoas de todas  as idades, pois havia muita vontade de trabalhar e trabalho para toda a gente. Foram montadas pequenas barraquinhas onde iria funcionar a Feira dos Sabores e do Artesanato.

Já era bem tarde quando recolhemos, mas o trabalho daquela gente estava bem longe do fim.

No sábado de manhã, davam-se só os últimos retoques para que nada falhasse.

Os acepipes servidos nas barraquinhas eram diversos, sendo uns confeccionados em casa e outros ali, na rua, mesmo junto dos clientes; os aromas das sopas e dos grelhados cruzavam-se no ar afiando o apetite. O vinho aparecia por todo o lado e era quase obrigatório provar, ou beber, para que ninguém ficasse melindrado.                                                                      Um grupo de Gaiteiros de Miranda do Douro e outro grupo de Concertinas de Felgueiras, não paravam de tocar, fazendo as pessoas vibrar de alegria. Já tínhamos feito a inscrição prévia e estávamos devidamente equipados, para a pisa do vinho. Entrámos para um dos lagares e então foi um tal pisar, conversar, rir, cantar, brincar, dançar... Nunca tinha experimentado sensação igual e fiquei pasma como é possível ir buscar tantas energias a convívios tão singelos como este. 

Se forem a alguma lagarada, tenham cuidado, pois as pernas ficam a doer bastante e os pés ficam mesmo da cor do vinho. Se souberem, por favor deêm--me a receita para os meus pés voltarem à cor normal.

Bem haja quem promove eventos como este, pois em Portugal temos muitas tradições que merecem não serem perdidas com o tempo.

 

Um abraço da Porcina

 


Sinto-me: Animada
Música: Baile Picado
Marcadores:

Publicado por trocapalavras às 23:12
link do artigo | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

20 comentários:
De http://sol.sapo.pt/blogs/oserrano/defaul a 25 de Setembro de 2007 às 16:07
É pena não saber a sua proveniência, para melhor aquilatar o sentimento de apreciação, que varia, como muito bem compreenderá, sobre o habitat natural.
Sabe, aquela boa gente está habituada a desafios. E quanto maiores forem, "mais se aprimoram". Já lhe vem do hábito, da saboreada glória de organização da 1ª Festa das Vindimas do Douro, há 25 anos!
Fico contente por ter gostado e se ter apecebido de valores.
Os meus cumprimentos


De trocapalavras a 25 de Setembro de 2007 às 19:40
Eu sou natural e residente em Leça da Palmeira, que tem o seu poente virado para o mar e o seu nascente para a terra. Em tempos remotos a maioria dos nossos habitantes dedicava-se à pesca e à agricultura, mas actualmente as actividades laborais são múltiplas. Felizmente, ainda conservamos algumas tradições populares e religiosas.
No entanto, reforço o meu apreço pelo bairrismo e dedicação, daquelas pessoas de Celeirós.
Os meus cumprimentos.
Porcina


De Franc a 27 de Setembro de 2007 às 22:55
Que maravilha Porcina! Já viste? Não escrevemos só para nós...Isto é que é uma responsabilidade, não é? Mas o desafio é salutar, não achas? Eu penso que sim, sinceramente. Saudações bloguistas do Francisco.


De Maria da Graça a 1 de Outubro de 2007 às 12:37
Porcina
Olá amiga. Que belo artigo! Parabéns! Agora só falta a proeza de conseguires provar o vinho pisado por ti. Era giro e por certo que teria, para ti, um sabor muito especial.
Não tenho participado nos nossos blogs porque tenho o meu computador com alguns problemas.
Um abraço e até sempre.
Maria da Graça


De trocapalavras a 3 de Outubro de 2007 às 22:59
Olá Maria da Graça. Estava a estranhar o teu silêncio, mas imaginei que ainda estivesses de férias!
Chama o médico para tratar do teu computador, pois estás a fazer falta.
Um abraço da Porcina


De antonioduvidas a 5 de Outubro de 2007 às 18:50
Lagarto, lagarto, é caso para não dizer, deste cálice não beberei!...

(antonio)


De Carlos a 6 de Maio de 2008 às 20:48
Olá, chamo-me Carlos e sou de Celeirós embora não more lá há alguns anos, fiquei com as lágrimas nos olhos ao ler o seu artigo, quero deixar um agradecimento pela forma simpática como fala da "minha gente". Ainda bem que gostou da aldeia, e da festa, e espero que volte um dia.


De António Alberto Bernardo a 8 de Maio de 2008 às 12:35
Foi com enorme alegria que lí estes comentários a uma festa tão bonita como são as lagaradas de Celeirós do Douro.
Sou natural e residente desta Freguesia e são 2 dias de pura alegria . convivio e pelo menos por pouco tempo conseguimos esquecer as dificuldades do dia a dia e do esquecimento por parte das entidades governamentais que existe vida para alem de Lisboa.


De Celeste Marques a 25 de Agosto de 2008 às 14:18
A Comissão Organizadora da Lagarada Tradicional em Celeirós do Douro ficou muito feliz com o artigo pois é bom saber que contribuímos para a continuidade de uma tradição podendo dar a oportunidade a qualquer pessoa de participar e desfrutar de um convívio e da alegria contagiante das gentes do concelho de Sabrosa e durienses em geral .
Convidamos desde já todos que queiram participar na edição da Lagarada de 2008 que terá lugar nos dias 27 e 28 de Setembro, onde poderão provar o vinho da lagarada do ano anterior.
Muitos parabéns à Porcina pelo seu artigo e cá a esperamos este ano, a ela e todos os seus amigos.
Visitem o concelho de Sabrosa


De trocapalavras a 25 de Setembro de 2008 às 22:34

Celeste, agradeço o seu comentário, mas pode crer que não consegui transmitir tudo o que senti e que jamais esquecerei... Chegamos a Celeirós na 6ª feira, à tarde, pernoitamos aí e tivemos o privilégio de ver o preparar da FESTA ( grandes horas de grande trabalho e alegria...). Este ano não podemos estar presentes, mas vai o nosso filho, nora, netos... e... mais algumas autocaravanas.
À Comissão Organizadora as melhores recompensas pela organização deste grande evento!...
Um abraço da Porcina.


De olga cecilia a 17 de Setembro de 2008 às 12:59
Bom dia. Encontrei este blog quando procurava algo sobre a Festa tradicional de Lagarada en celeirós.
Alguém me sabe dizer quando se realiza este ano?
Como participar?
Obrigada,
Olga


De anka a 18 de Setembro de 2008 às 21:18
Olá Olga !!!!!!!!!!!
A Lagarada tradicional vai ser realizada nos dias 27 e 28 do mês de Setembro.
Para participar basta vir neste dias e inscrever-se junto da organização para entrar nos lagares.


De trocapalavras a 25 de Setembro de 2008 às 22:57
Olá Olga:
Digo-lhe que fez uma grande opção para este fim-de-semana, pois vai divertir-se imenso.
A ANKA, já lhe deu as dicas que precisava, mas só peço para acrescentar que não precisa de levar roupa especial para pisar as uvas. A Comissão Organizadora, é tão meticulosa que até nisso pensa; quando fazemos a inscrição é logo fornecido o "traje" adquado. Divirtam-se.

Porcina


De laico a 3 de Outubro de 2008 às 23:25
pois fiquem invejosos , eu estive lá pela segunda vez e provei o vinho que também pisei com a Porcina. no ano anterior está uma delicia....
este ano estive com o filho a nora e os netos da Porcina e com outros companheiros auto caravanistas assistimos ao evento e colaborámos na pisa. adoraram.


De trocapalavras a 5 de Outubro de 2008 às 15:05
Olá laico.
Então uma vez mais na Lagarada e eu, a vê-los passar... Se provaram o vinho da minha pisa do ano anterior, acredito que esteja muito bom, aliás que tenha um sabor diferente do habitual !...
Nós, como não pudemos ir, mandamos os nossos representantes para nos trazerem a reportagem completa.


De Urias netto-68 a 28 de Novembro de 2008 às 17:44
após pesquisa sobre Lagaradas, encontrei este blog, e fique muito curioso. A descrição da Porcina é bastante esclarecedor e estou entusiasmado programando para 2009 uma viagem a Portugal e Sabrosa ,para participar desse evento. Sou Brasileiro com dupla cidadania Portuguesa e moro em São Paulo-Brasil .


De Sabrosa Douro XXI a 5 de Agosto de 2009 às 14:59

A comissão organizadora tem todo o gosto de receber este ano todos os interessados e apaixonados pelas tradições que se fazem sentir no Douro em mais uma edição das "Lagaradas Tradicionais" que se vai realizar nos dias 3 e 4 de Outubro, sendo este acompanhado de um feriado, deixando margem para que nos visitem sem pressas e possam conhecer, desfrutar e saborear o que de melhor há no nosso concelho/região.

Aguardamos a visita de todos!
Os nossos melhores cumprimentos,

Sabrosa Douro XXi


De Sabrosa Douro XXI a 1 de Setembro de 2009 às 00:21
[Error: Irreparable invalid markup ('<p [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

<P class=incorrect name="incorrect" <a>Lagradas</A> Tradicionais em Celeirós do Douro</P>

Devido a condições metereológicas as uvas no Douro amadureceram mais cedo, de tal forma que a Comissão Organizadora das Lagaradas Tradicionais de Celeirós do Douro teve de antecipar as mesmas para poder garantir uvas para o pisar do vinho!

Neste sentido a data deste acontecimento vai ter lugar nos dias 19 e 20 de Setembro.

Convidamo-los a visitar-nos e a fazer parte desta tradição!

Os melhores cumprimentos,
Sabrosa Douro XXI


Comentar artigo

Este blog é dos autores que já aderiram, a saber:
Pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


Artigos recentes

Passeios pelo Porto

1.º dia mundial da rádio

Quo vadis Portugal?

Guimarães, capital europe...

Pelo Jornal de Notícias

Quo vadis Portugal?

41.º encontro do curso

Finanças

Portugal, aos poucos, vai...

Cimeira

Passeio JN/FNAC de 27 de ...

Homenagem ao fado

Lançamento de livro

São Martinho

Entrega de prémios

Passeios pelo Porto

PPP = Parcerias Público P...

Estou revoltado.

Por favor, comentem.

Orgulho-me de ser paranhe...

Proclamação da República ...

Passeio JN/FNAC de 25 de ...

Quo vadis Portugal?

Passeios pelo Porto

Dia 24 de agosto

Violência em Londres

A cidade do Porto

O dia-a-dia

Efeméride

Dia da Amizade

Conhecer melhor a cidade ...

Conhecer melhor a cidade ...

Onde chegaste tu, Portuga...

Deprimente

Quem nos governou

Dia da mãe

Dia da Terra

Passeios pelo Porto

Tributo a Yuri Gagarin

Passeios pelo Porto

Rosa Albardeira - Baile P...

Passeios pelo Porto

Passeios pelo Porto

Dúvida

Dia do Pai

Homenagem

Passeios pelo Porto

Passeios pelo Porto

Desafio

A barragem do Tua

Arquivos

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Marcadores

1.º dia da rádio

24 de agosto

25 de abril

41.º encontro

5 de outubro

a "arma"

a escola já não é a mesma

A não perder

abril 2006

álcool

aliados

alimentação

almoço de 2005

aniversário

aniversários

antonio barreto

apelo

autores portugueses

avc

bibliotecas

boas vindas

bruxelas

capital cultura 2012

carnaval

cascatas

cidade

cinema

comboios

como participar no blog

comunicados

concurso fotografia

conhecer a cidade

consumidor

contrastes

conversas

crítica

Crítica

crónica de domingo

crónicas

cultura

debates

deprimente

desabafos

desafio

desafios e enigmas

desporto

destaques

dia da água

dia da amizade

dia da música

dia da poesia

dia do café

dia do consumidor

dia do não fumador

dia do pai

dia dos namorados

dia internacional da mulher

dia-a-dia

distinções

educação

Efeméride

efemérides

Efemérides

eleições

encontro 2007

encontro 2008

enganada

entrevistas

erros

espaço de pensamentos

estado de espírito

estou revoltado

europa

fado

feiras rurais

férias

Férias

finanças

fiscalidade

futebol

germano silva

guimaraes

lamentos

lembranças

lendo

livros

música

natal 2008

natal 2009

o porto a pé

passeios

porto

quo vadis portugal

quotidiano

república

são joão

são martinho

Subterrâneos

viagens

visitas guiadas

todas as tags

Ligações úteis
Participar

participe neste blog

mais comentados
Número de visitas
Site Counter
Bpath Counter
blogs SAPO
subscrever feeds