Os autores deste jornal virtual cumprimentam todos os que passam os olhos pelos assuntos destas páginas.
Quinta-feira, 27 de Setembro de 2007
Foto do dia

Ora aqui está à maneira , frango tipo leitão, com uns quartilhos a acompanhar. Prova provada que a CEE ainda não atropelou todas as nossas tradições.
E eu que já não sou um espantado após ter visto um suíno a andar de bicla!...
(antonio)
De
Franc a 27 de Setembro de 2007 às 22:58
Tenho a certeza que sabes que já não é CEE (Comunidade Económica Europeia) mas sim UE (União Europeia). O problema é quem nos lê saber o são «quartilhos»...Mesmo que seja algo para acompanhar, pode ser muita coisa, não achas? Ora aqui está a necessidade de aparecer alguém a perguntar o que são «quartilhos»... Saudações bloguistas do Francisco.
Olá meninos. Para ajudar a tirar as dúvidas sobre o "quartilho", poderei dizer que esta medida corresponde a quatro quarteirões.
Um abraço da Porcina
Eh Porcina, falta acrescentar que quartilho é a quarta parte de uma canada (que como sabes são dois litros).
Aquele abraço, antonio
Pois Franc, certamente que haverá citadinos que não saberão o significado de "quartilhos". Não têm como eu nas entranhas o cheiro característico do tasco, melhor dizendo, venda, da m/aldeia, onde se vendiam as coisas de primeira necessidade desde palhetes a petróleo ou até café do bom como se dizia em antítese à cevada, com o canteiro das pipas a um lado onde à solicitação do cliente ia o vendeiro abrir a torneira colocada no batoque de baixo e encher umas quartilhadas de tintol para o pessoal mandar abaixo ao fim da tarde. Mas isto aconteceu no Portugal rural que está em vias de extinção. Aqui pelo Porto também esses emblemáticos locais estão no estertor. O JN noticiava no dia 24 deste mês as dificuldades e possível encerramento da "Casa Osvaldo" na Trav. S. Sebastião, à Sé, famosa tasca dos portistas.
Aquele abraço, antonio
Comentar artigo