Nos tempos que correm fala-se muito na indisciplina na escola agora no auge com o caso da escola Carolina Micaelis. Em debates informativos as televisões e a Internet têm espiolhado até ao tutano a falta de autoridade. Aquele vídeo que tem entrado em nossas casas dezenas de vezes teve a vantagem de despoletar situações adormecidas na vivência do mundo escolar. Se há alguém que não deve ter gostado de toda esta publicidade foi certamente o Ministério da Educação que deve sentir as orelhas a arder com toda a contestação ao estatuto do aluno pelos mais eminentes sociólogos e técnicos de educação. Até os mais fervorosos apoiantes deste governo como Jorge Coelho, no programa Quadratura do Círculo da Sic Notícias pôs bem a nu que há problema na escola entendida esta como a comunidade educativa, governantes e governados. Não são pois questões pontuais como quer fazer crer o Ministério da Educação e com aquela tirada menor da ministra que há aqui um aproveitamento político. Dando de barato que isso também aconteça, o problema é mais fundo.
O mais grave é que estes casos vão continuar a ficar abafados pois está dito preto no branco que o professor bem como a escola acabam por ser penalizados se forem comunicados às hierarquias ou à Polícia.
Estou a interiorizar em termos comparativos a disciplina que havia na escola da minha meninice. Eu sei que os tempos agora são outros, mas que há algo a fazer parece evidente.
Fiquem bem, antonio
Os meus links