Os autores deste jornal virtual cumprimentam todos os que passam os olhos pelos assuntos destas páginas.
Rui Rio, presidente da CMPorto foi constituído arguido por um arrumador, era a notícia em caixa de hoje na imprensa e badalada nas televisões.
Bonito, bonito, sejamos perspicazes e pensemos quem estará por trás desta cilada. Quando R. Rio quis acabar com os arrumadores na cidade com um projecto houve quem se lhe opôs (do PS e não só) e há pouco tempo tirando-lhe até totalmente o tapete.
Não morro de amores por Rui Rio a partir das intervenções que fez na Av. dos Aliados, no entanto admiro a sua faceta de separar as águas entre a câmara e o FCP. Afinal até se vê pelos resultados que o futebol não precisava do ombro da câmara.
Eu estou-me nas tintas para as tricas partidárias ou outras, queria era ver esta questão dos arrumadores solucionada, agora que esta tramoia traz água no bico parece não haver dúvidas.
(antonio)
Carta aberta ao dr. Rui Rio
Senhor dr. Rui Rio espero que ao ler esta nossa carta ainda se lembre de nós (zona habitacional do Monte do Tadeu / Santo Isidro), pois já passou mais de seis anos desde que o senhor, acompanhado de uma comitiva, se dignou em visitar o ponto mais alto da nossa cidade, isto em pré campanha (Novembro de 2001) das eleições Autárquicas de Dezembro de 2001.
Como o senhor se deve lembrar, isto é, se ainda se lembra de nós e dessa visita que fez a esta zona da cidade do Porto, em eu o ter recebido na minha qualidade de presidente da Associação de Moradores de Monte do Tadeu / Santo Isidro juntamente com dezenas de moradores locais, na freguesia do Bonfim. E foi, logo ali, na Rua da Alegria, que usei de toda a minha honestidade e sinceridade ao apresentar-me como a pessoa que eu sou, como homem e cidadão desta cidade e deste País, e de quem anda nesta vida do associativismo, voluntário e gratuitamente, gostando de defender causas públicas e de ajudar, com o meu humilde e despretensioso contributo, a resolver situações críticas existentes na nossa freguesia do Bonfim, mais propriamente, na nossa zona de intervenção, e de dar ao conhecimento de todos os responsáveis locais, das insatisfações da população desta freguesia, denunciando os problemas no sentido de que os mesmos sejam resolvidos para o bem da população.
Como o senhor se deve ainda lembrar, fez no local promessas a dezenas de famílias Bonfinenses, de que iria resolver as situações críticas, isso se fosse eleito presidente da Câmara Municipal do Porto.
O facto é que o senhor já ganhou as ditas eleições vai para sete anos, e o facto também é que o senhor, e o senhor arquitecto Ricardo Figueiredo, não pararam de fazer promessas, chegando ao ponto de o senhor arquitecto Ricardo Figueiredo prometer que um empreiteiro iria para o local resolver a situação das escadas inferiores da Rua do Monte do Tadeu, chegando ao ponto do senhor arquitecto Ricardo Figueiredo, em plena Assembleia Municipal de Setembro de 2003, vir ter comigo (depois de uma minha intervenção nessa Assembleia Municipal) para me mostrar um processo, em pasta, para o restauro dessas escadas inferiores da Rua do Monte do Tadeu e até o aproveitamento de um espaço local (a meio das ditas escadas) para a colocação de um mini recinto desportivo para uso das nossas crianças e jovens.
O facto é que ainda estamos à espera que as ditas obras se iniciem nesta zona alta da cidade do Porto e da freguesia do Bonfim, mesmo depois da reunião que tive com o senhor Ex-vereador do Urbanismo (então na posição de Vereador), arquitecto Ricardo Figueiredo, e o senhor Ex-director Municipal da Via Pública (então na posição de Director Municipal), senhor engenheiro Albano Carneiro, os quais prometeram que a divisão municipal da via pública iria chegar primeiro à zona para fazer o restauro de toda a Travessa do Monte do Tadeu (pavimentos dos passeios e arruamento com a colocação de sarjetas para o escoamento das águas pluviais) e também de todas as escadas superiores da Rua do Monte do Tadeu (pavimentos dos patamares e degraus), mas até ao dia de hoje nada disto foi feito nem voltaram a dizer mais nada.
Ficamos á espera que com a publicação de esta carta aberta o dr. Rui Rio ainda se lembre desta zona alta da cidade do Porto, na freguesia do Bonfim, e das promessas que fez e que estão em atraso.
Esta carta já é para todos nós moradores, bem como para outras pessoas que passam por perto do baptizado de muro das lamentações, situado na entrada da Rua do Monte dos Congregados, pelo lado da Rua da Alegria, de um documento histórico daquele que será certamente o maior atraso de uma autarquia deste País.
Mário Sousa* – Bonfim, Porto
mario.sousa1@sapo.pt
*Projectista, licenciado em Avaliação da Qualidade de Estudos de Impacte Ambiental e presidente da Associação de Moradores de Monte do Tadeu / Santo Isidro, Bonfim-Porto.
Arrumador: pessoa digna que merece respeito!
Esta semana foi noticia em alguns órgãos de comunicação social a história de um arrumador de carros que foi desrespeitado e maltratado pela Câmara Municipal do Porto.
Estamos a falar de Carlos Moreira, de 53 anos de idade, a quem a vida foi madrasta em determinado período da sua vida e que necessitou de passar pelo programa "Porto Feliz" da autarquia portuense.
A Câmara Municipal do Porto não tinha e não tem o direito de se aproveitar da condição humana, num momento de fragilização, para que numa de guerra mesquinha e política ter utilizado este cidadão portuense, português e utente desses serviços ("Porto Feliz") da autarquia portuense, para através da sua pessoa fazer um afrontamento ao Governo Português, servindo-se da mentira em forma de campanha publicitária e utilizando a revista "Porto Sempre", de Julho de 2007, da autarquia portuense que é paga com o dinheiro dos impostos de todos os Portugueses e, onde aparece o já referenciado Carlos Moreira como arrumador, ao qual se referem, utilizando uma foto, como sendo mais um coitadinho da nossa cidade do Porto e ao qual ninguém apoia ou dá a devida atenção. Nem mesmo os serviços de acção social da Câmara Municipal do Porto, porque o dinheiro da autarquia portuense só dá para as corridas de calhambeques que se realizam nas zonas da Foz e Boavista, ou ainda para as brincadeiras de aviõesinhos sobre o Rio Douro.
Carlos Moreira apesar de ter chagado a integrar o programa "Porto Feliz", há cerca de cinco anos, não dá direito a ser mal tratado, como um objecto com fins publicitários e de mesquinhez política, por parte da Câmara Municipal do Porto.
Carlos Moreira foi em tempos guarda-nocturno no Porto de Leixões e durante o programa "Porto Feliz" foi aproveitado como cantoneiro da autarquia portuense, oficio este que lhe causou uma lesão na coluna cervical.
Por isto tudo e muito mais este cidadão Portuense e Português que toma conta de carros de pessoas conhecidas e amigas merece todo o respeito por parte de todos.
Parabéns Senhor Carlos Moreira, porque apesar de ser uma pessoa desfavorecida pela vida teve toda a dignidade e coragem de processar quem não teve a dignidade e respeito devido á sua pessoa.
Mário Sousa - Bonfim, Porto
mario.sousa1@sapo.pt
Falta de solidariedade… num Porto (in)Feliz!...
Actualmente a Associação de Moradores de Monte do Tadeu / Santo Isidro, na freguesia do Bonfim, na cidade do Porto, que existe desde a sua fundação, 10 de Julho de 2001, com um grupo de pessoas voluntariosas e muito cientes dos deveres de cidadania e humanismo que nos devemos uns aos outros, está a ser alvo de perseguição, de forma continuada, por parte da Câmara Municipal do Porto que agora quer fechar-nos as portas da nossa sede social e administrativa sito: Rua do Monte dos Congregados, n. 91, Bonfim, 4000-339 Porto, só porque resolvemos reclamar sobre vários aspectos que incomodam e fazem sofrer alguns residentes da área da nossa jurisdição, e também de outros espaços vizinhos de onde nos chegam com várias reclamações as pessoas desses locais com falta de defensores em causa própria.
Todos nós sabemos dos problemas sociais que actualmente existem na Cidade do Porto, como, por exemplo, os arrumadores de carros, toxicodependentes e outras pessoas sem-abrigo que merecem um melhor tratamento por parte da Câmara Municipal do Porto, coisa que não é fácil, com o dr. Rui Rio na presidência.
Estou, neste momento, a recordar-me de todo o dinheiro que foi mal gasto, quanto a mim, e recentemente disponibilizado para as corridas de carros realizadas na zona da Foz e Boavista, ou ainda o que foi gasto na brincadeira de aviões que, na zona da Foz do Douro, se realizou nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro de 2007, e que, quanto a mim, é mais um gasto supérfluo, enquanto houver um sem-abrigo a passar fome, um arrumador de carros com dificuldades em sobreviver ou outro tipo de pessoas carenciadas a passar mal e a viver com falta de condições básicas, sociais e humanas para a sua sobrevivência. E é por dizer e escrever este tipo de comentários verdadeiros e com muito fundamento, sempre no meu humilde e despretensioso ponto de vista, e porque o que sempre me move são apenas aqueles que mais padecem na cidade do Porto, que eu gostava de ver o presidente da Câmara do Municipal do Porto, dr. Rui Rio, como também o presidente da junta de freguesia do Bonfim com os olhos mais humanistas e a verem onde o nosso dinheiro é mais bem empregue e onde faz mais falta, e não aproveitar-se (dr. Rui Rio) dos "coitadinhos" para estar constantemente a fazer oposição com fins eleitoralistas, pensando mais nas próximas autárquicas do que nessas pessoas mais carenciadas e em outras situações urgentes, como, por exemplo, as obras prometidas há mais de cinco anos (Novembro de 2001), em pré-campanha das eleições autárquicas desse ano, por si próprio dr. Rui Rio na zona do Monte do Tadeu e que ainda estão por começar. Até quando dr. Rui Rio?
E no que diz respeito aos "Coitadinhos", ainda nos lembramos de o dr. Rui Rio estar a mal tratar todas as pessoas que se deslocam ao "Coração da Cidade" para matar a fome.
Dr. Rui Rio, deixe de governar a cidade do Porto na base de um arcaico protagonismo com fins eleitoralistas e pense efectivamente mais nas pessoas que actualmente sofrem e passam muitas dificuldades por falta de uma resposta da sua parte. Afinal, dr. Rui Rio, o seu lema "deixe de dar que nós damos por si" aos arrumadores de carros da cidade do Porto não era bem assim. Afinal quem dava era o Governo da Nação.
E já que querem acabar com a nossa Associação de Moradores de Monte do Tadeu / Santo Isidro, fechando-nos as portas da sede social e administrativa da nossa Associação de Moradores que á mais de seis anos faz um trabalho muito digno e útil na zona onde está implementada e ajuda ainda outras, e depois de já nos terem fechado outras portas, só porque não nos vendemos e continuarmos sempre a reclamar sobre tudo o que está mal. Isto é de mais dr. Rui Rio, mas fique com a certeza de que se nos fechar as portas da sede como nos fecharam outras na Câmara Municipal do Porto e da Junta de Freguesia do Bonfim, não vão acabar com o trabalho de todos aqueles que de forma digna sempre souberam o que é o dever de cidadania e humanismo.
Mário Sousa* - Bonfim, Porto
mario.sousa1@sapo.pt
*Presidente da Associação de Moradores de Monte do Tadeu / Santo Isidro, Bonfim-Porto.
O arrumador: com falta de solidariedade... num Porto (in)Feliz!...
Somos um grupo de pessoas voluntariosas e muito cientes dos deveres de cidadania e humanismo que nos devemos uns aos outros, e á muito tempo que resolvemos reclamar sobre vários aspectos que incomodam e fazem sofrer alguns residentes da área da nossa jurisdição (Monte do Tadeu), e também de outros espaços vizinhos de onde nos chegam com várias reclamações as pessoas desses locais com falta de defensores em causa própria.
Todos nós sabemos dos problemas sociais que actualmente existem na Cidade do Porto, como, por exemplo, os arrumadores de carros, toxicodependentes e outras pessoas sem-abrigo que merecem um melhor tratamento por parte da Câmara
Municipal do Porto, coisa que não é fácil, com o dr. Rui Rio na presidência.
Estou, neste momento, a recordar-me de todo o dinheiro que foi mal gasto, quanto a mim, e recentemente disponibilizado para as corridas de carros realizadas na zona da Foz e Boavista, ou ainda o dinheiro que foi mal gasto na brincadeira de aviões que, na zona da Foz do Douro, se realizou nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro de 2007 e, que, quanto a mim, é mais um gasto supérfluo, enquanto houver um sem-abrigo a passar fome, um arrumador de carros com dificuldades em sobreviver ou outro tipo de pessoas carenciadas a passar mal e a viver com falta de condições básicas, sociais e humanas para a sua sobrevivência. E é por dizer e escrever este tipo de comentários verdadeiros e com muito fundamento, sempre no meu humilde e despretensioso ponto de vista, e porque o que sempre me move são apenas aqueles que mais padecem na cidade do Porto, que eu e a nossa zona habitacional (Monte do Tadeu) somos personas não gratas por parte de Rui Rio.
Gostava de ver o presidente da Câmara do Municipal do Porto, dr. Rui Rio, como também o presidente da junta de freguesia do Bonfim com os olhos mais humanistas e a verem a realidade e onde o dinheiro dos nossos impostos é mais bem empregue e onde faz mais falta, e não aproveitar-se (dr. Rui Rio) dos "coitadinhos" para estar constantemente a fazer oposição com fins eleitoralistas, pensando mais nas próximas autárquicas de 2009 do que nessas pessoas mais carenciadas e em outras situações urgentes, como, por exemplo, as obras prometidas há mais de seis anos (Novembro de 2001), em pré-campanha das eleições autárquicas de 16 de Dezembro de 2001, por si próprio dr. Rui Rio na zona do Monte do Tadeu e que ainda estão por começar. Até quando dr. Rui Rio?
E no que diz respeito aos "Coitadinhos", ainda nos lembramos de o dr. Rui Rio estar a mal tratar todas as pessoas que se deslocam ao "Coração da Cidade" para matar a fome.
Dr. Rui Rio, deixe de governar a cidade do Porto na base de um arcaico protagonismo com fins eleitoralistas e pense efectivamente mais nas pessoas que actualmente sofrem e passam muitas dificuldades por falta de uma resposta séria da sua parte. Afinal, dr. Rui Rio, o seu lema "deixe de dar que nós damos por si" aos arrumadores de carros da cidade do Porto não era bem assim, afinal quem dava era o Governo da Nação.
Porque é que a Câmara Municipal do Porto não manteve o programa "PORTO FELIZ" com verbas da própria autarquia se considera que o mesmo programa faz falta para a cidade, em vez de desperdiçar verbas astronómicas para um fim-de-semana de brincadeiras com calhambeques na zona da Foz e Boavista?
Nunca vão acabar com o trabalho de todos aqueles que de forma séria e digna sempre souberam o que é o dever de cidadania e humanismo.
Mário Sousa*
mario.sousa1@sapo.pt
*Projectista, licenciado em Avaliação da Qualidade de Estudos de Impacte Ambiental, sócio-fundador e presidente da Associação de Moradores de Monte do
Tadeu / Santo Isidro, Bonfim-Porto.
Vocês têm mesmo razões de queixa do Presidente da Câmara. Prometeu e nicles!...Até parece que não estão habituados às promessas eleitorais!...
É isso mesmo, não se calem, façam chegar a vossa insatisfação a todos os blogues e a todos os jornais e para a CMP. Água mole em pedra dura tanto dá até que fura!...
Saudações, antonio
Caro Amigo António:
Em primeiro lugar muito bem-haja pelo seu comentário em forma de reparo. E quando diz que: "água mole em pedra dura tanto dá até que fura", é bem verdade e só não se passa com pessoas com pouca intelegência. Mais uma vez o meu (nosso) muito bem-haja pela sua força para todos deste lugar.
Um abraço de Amizade,
Mário Sousa - Bonfim, Porto
mario.sousa1@sapo.pt
Comentar artigo