Os autores deste jornal virtual cumprimentam todos os que passam os olhos pelos assuntos destas páginas.
Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2006
Eu acho que os professores têm uma palavra a dizer.
Limito-me a transcrever e a aguardar a reacção das e dos colegas. É que pode não haver tolerãncia para «cartoons» mas ainda há para a prosa que reflecte opiniões. Beijos e abraços do vosso Francisco.
"Declaração após visitar escola particular
Ministra da Educação: ensino público está "muito longe" das famílias e alunos
17.02.2006 - 18h52 Lusa
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, visitou hoje uma instituição particular de "referência" em Vila Franca de Xira e no final lamentou que o ensino público português esteja "muito longe" das necessidades das famílias e alunos.
Depois de visitar o moderno estabelecimento escolar da Quinta dos Bacelos, numa freguesia rural de Vila Franca de Xira, a ministra afirmou que, "nos últimos anos, a escola pública foi encolhendo tanto que cumpre apenas os mínimos e está muito longe do que é essencial", referindo-se ao défice no apoio à família e no cumprimento dos programas escolares.
Em Portugal, criou-se o hábito de as crianças frequentarem a "escola pública de manhã e a escola privada à tarde", um processo que, segundo Maria de Lurdes Rodrigues, "começa no infantário, com os 'ateliers' de tempos livres, e vai até ao secundário, onde os alunos que querem entrar para a universidade têm aulas de manhã e explicações à tarde".
Para a governante, as críticas ao programa das aulas de substituição e ao alargamento do horário são "sintomas das dificuldades da escola em responder enquanto instituição organizada".
Depois de visitar a creche, jardim infantil e pré-escolar da Quinta dos Bacelos, a ministra da Educação disse ainda que em Portugal "as boas respostas partem de iniciativas de grupos de pais e das autarquias".
"É uma instituição de excelência onde a tranquilidade e a qualidade é evidente. O trabalho da ABEI [Associação para o Bem-Estar Infantil] deve ser uma referência a nível nacional", afirmou Alberto Mesquita, vice-presidente da autarquia de Vila Franca de Xira.