Não há desculpa para não conhecer melhor a cidade do Porto. Recomeçam já no próximo domingo, dia 11 de Abril, os Passeios da Primavera. Uma iniciativa do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Porto que visa dar a conhecer locais do Porto relacionados com o 31 de Janeiro de 1891 e com a Implantação da República. Visitas guiadas por pessoas de referência na cultura e na história da cidade, a saber, Dra. Elvira Mea, Dr. Helder Pacheco, Dr. Júlio Couto e Dr. Francisco Queiroz. E o programa oficial do próximo domingo contempla o seguinte:
11 de Abril e 9 de Maio, 9h30
Os Judeus e a República, por Elvira Mea
Ponto de encontro: Rotunda da Boavista (monumento aos Heróis da Guerra Peninsular),
O passeio começará na Rotunda da Boavista seguindo-se até à Rua Guerra Junqueiro onde se visitará a SINAGOGA MEKOR HAIM.
A bandeira da República é hasteada na Câmara pelo jovem Arthur Carlos de Barros Basto, mais tarde o responsável pela comunidade israelita do Porto, que através da sua OBRA DO RESGATE, porá Portugal e o Porto nas boca do mundo judaico mundial.
O Estado Novo mudará a condição dos judeus em Portugal, mesmo se a "neutralidade" portuguesa durante a segunda guerra mundial, trouxe ao país milhares de refugiados judeus e muito dinheiro.
Três questões, pelo menos, podem ser levantadas:
A estas 3 questões, respondo o seguinte:
Então até ao próximo domingo.
Saudações tripeiras do Francisco.
CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO | PELOURO DO CONHECIMENTO E COESÃO SOCIAL |
Os meus links