Os autores deste jornal virtual cumprimentam todos os que passam os olhos pelos assuntos destas páginas.
Domingo, 21 de Maio de 2006
Vida de professor...
Olá a todos. Escrevo estas simples palavras para demonstrar o meu descontentamento em relação à proximidade das avaliações finais e à quase obrigatoriedade de “passar” os meninos. É cada vez mais difícil e burocrático reprovar o aluno e pelos vistos para o ano vai sê-lo ainda mais. Passá-los é muito fácil! Mas será que a nossa Ministra não sabe o que é o “efeito bola de neve” ou não sabe o que o maior dos ignorantes não refute “uma casa constrói-se pelo alicerce” não pelas portas e janelas ou telhados. Sinto-me absolutamente revoltada…Pior foi o que anunciou na semana passada em reunião com alguns representantes de Executivos, em Lisboa…vai sair brevemente em despacho…um contrato que os professores de Matemática vão assinar com o ministério. Neste contrato constará, de forma resumida, o que será dado ao professor “tudo o que o professor necessitar” e o objectivo do sucesso, em termos percentuais, que o professor obterá das turmas. No final se os números não corresponderem o professor será penalizado. É incrível mas é verdade, vai sair e os professores vão ser obrigados a assinar, já no próximo ano lectivo (apenas para a disciplina de Matemática).
De
Franc a 21 de Maio de 2006 às 22:11
É triste mas é a realidade que temos, Regina. E é assim que se combate o insucesso escolar. Assim vai o ensino público, por muito bons docentes que nele trabalhem. São estas as políticas educativas que nos vão guindar a posto avançado no ranking dos 25 da UE...Assim, o docente desmoraliza. E desmoralizado, o processo de ensino-aprendizagem não melhora. E não melhorando, o docente é que é mau profissional. E sendo considerado mau profissional, a sua auto-estima baixa. Está fechado o círculo, não está? Pois. Bem me queria parecer que o odioso haveria de recair na classe docente...Obrigado Regina e saudações revolucionárias do Francisco.
Eh gilfreitas! Ñ fique(s) stressada! Encare(a) as coisas c/desportivismo e ñ te deixes abalar! Olha eu que já arrumei as botas há quatro anos também passei por essas "obrigações" de "passar" a rapaziada de qualquer jeito!
Para ti um desejo positivo, antonioduvidas
Sugiro a leitura sobre este tema de Eduardo Prado Coelho no público de hoje (29/05/06). Está interessante.
Comentar artigo