"Já foi há mais de um século que o escritor francês Victor Hugo afirmou que era uma estupidez não usar a enrgia das ondas dos oceano".
Bom, parece que alguém também concorda e é com muito gosto que partilho a informação de que ainda durante este ano (espero que sim), na póvoa de Varzim, entra em funcionamento o primeiro parque mundial de energia maremotriz. Resumindo, trata-se de máquinas de forma cilíndrica, com cerca de 700 toneladas e cerca de 40 m de comprimento cada, que serão colocadas a 5 km da costa. Estas, transformarão a energia das ondas, a qual servirá 1600 famílias. Pretende-se e está planeado alargar este projecto construindo assim um "serpentário" que em 2012 abastecerá 250 000 casas.
Mais uma vez a ciência coloca na mão do Homem uma forma de obter energia não poluente. Somos um país rico em SOL e VENTO,temos o mar e as montanhas...vamos pensar sempre em construir sem destruir utilizando os recursos que a Natureza nos dá. Porque como diz o poeta "...é urgente..."
Já agora! Nem todos temos o poder de "criar "ou "financiar" estes projectos mas podemos todos nós criar o maior de todos os projectos, que começa na nossa casa, nas nossas atitudes.
Os meus links