Os carros das vacas tinham na minha terra esta designação pois eram estes animais que ajudavam o homem nas várias tarefas agrícolas como lavrar e puxar o carro.
Os da imagem estão já numa semi-paralização, pois muito raramente saem debaixo do alpendre. Vários factores contribuem para isso: por um lado há menos lavradores, menos gado e menor rentabilidade agrícola, por outro a mecanização e a globalização.
O carro em primeiro plano é mais antigo, está equipado com uma sebe. A cabeçalha e as chedas, nestas estão implantados os tornos para uma boa amarração, são de castanho, já o chadeiro é de madeira menos nobre, geralmente pinho. As rodas são de madeira dura, geralmente sobreiro ou carvalho. As cambas, duas em cada roda, são presas ao meão pelas relhas. Circularmente o trilho pregado com cavilhas. O eixo é de madeira de lodão e apertado ao chadeiro pelos cocões, cantadeiras e pescazes numa perfeita engenhoca para bem girar.
Como actualmente já muito poucas pessoas estão familiarizadas com estes nomes da ruralidade deixo aqui uma comparação com os actuais nomes de um veículo automóvel. Assim podemos arriscar:
- cabeçalha e chedas: longarinas
- chadeiro: chassis
- meão e cambas: jantes
- trilho: pneu
- cocões e cantadeiras: sistema de rolamentos
Fiquem bem, antonio
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